Personalidade em evidência
VoltarUm casal descolado - que adora viajar, ler e cozinhar - coloca toda a sua personalidade neste apartamento situado no centro histórico de Porto alegre com área de 95m².
A casa traduz seu estilo de vida, totalmente descomplicado e adeptos do menos é mais Acreditam que é possível viver com menos em todos os sentidos (mobiliário, objetos, roupas, carro) e isso refletiu no projeto.
Dentro desta vibe a nova morada resultou em espaços mais à mostra, sem gesso, com mobiliário mais solto do que sob medida, tubulações aparentes no estilo industrial, divertido e nada tradicional.
O apartamento da década de 70 foi totalmente reformulado, mas algumas características originais foram mantidas como o piso em parquet , que foi recuperado, e os vidros martelados que foram incorporados ao novo estilo!
Originalmente um apartamento de 3 dormitórios, que já havia sofrido uma intervenção onde um dos dormitórios foi integrado ao estar foi a base para o novo projeto.
A integração da cozinha com o estar acontece mais aberta sem o tradicional balcão americano. O ponto de ligação é a mesa de jantar ,redonda do designer Eero Saarinen e a luminária arco de Castiglioni, sua posição estratégica serve como conexão entre a cozinha e o estar. A cozinha teve a porta de acesso fechada para dar espaço à bancada do fogão , contempla todos os equipamentos necessários e ainda recebeu bancadas de apoio em basalto lustrado que valorizam as paredes em tom beterraba (suvinil beterraba)
A solicitação dos clientes era de uma sala ampla com biblioteca e espaço para leitura, desta forma o estar com tv é integrado à zona de leitura e tudo é mais fluído.
A zona da biblioteca acontece com uma estante suspensa em metal e madeira (casa de Alessa), rústicos gavetões em madeira de demolição guardam os ítens que não precisam ficar à mostra, como documentos e equipamentos.
Apreciadores do design , muitas peças do design escandinavo complementam o decór, como a poltrona lounge chair com puff de Charles e Ray Eames que conformam a zona de leitura, o aparador em vidro e metal com a cadeira em acrílico dsw faz também as vezes de escrivaninha. Já cadeira em madeira moldada LCW complementa o estar .
Os abajures que proporcionam luz indireta e aconchegante pontuam em vários locais. A luminária inglesa em opalina verde dá um charme à escrivaninha.
O Lavabo é um capítulo à parte, divertido e teatral, todas as paredes inclusive o teto receberam cor verde (suvinil mesa de sinuca)e uma disposição de quadros tipo galeria, o piso um porcelanato 60x60cm recebeu padrão mármore carrara. Acessórios como mesa redonda lateral no mesmo tom da parede e um telefone antigo são pontos altos. A arandela toda em louça, original do apto, foi valorizada com o uso da lâmpada de filamento.
A área de serviço foi fechada com esquadrias e o banho social reconfigurado, cedendo espaço para nova bancada da lavanderia com tanque e lavadora de roupas. Este também cedeu um pouco de espaço para a conformação de um armário para casacos na nova suíte.